A COOCIRURGE (Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará Ltda.) é uma Cooperativa que reúne os médicos especializados em Cirurgia Geral, registrada na Junta Comercial em 06 de março de 1998 sob o NIRE: (23.4.0000907-1), com a participação de 45 médicos e hoje consta com mais de 700 associados em todo o Estado do Ceará.

A Cooperativa possui sede própria, com três salas comerciais, situada na Av. Desembargador Moreira, 760 – 8º andar – Salas 803/804/805 – Bairro: Meireles – Fortaleza – CE.

A fundamentação legal desta Sociedade baseia-se na Lei 5764/71, denominada Lei do Cooperativismo, permitindo que pessoas físicas, inclusive profissionais das mais diversas áreas, possam prestar seus serviços em sociedade.

A estrutura organizacional da COOCIRURGE é constituída pelos seguintes Órgãos Sociais: A DIRETORIA EXECUTIVA, que é composta por três membros (Diretor-Presidente, Diretor Técnico-Administrativo e Diretor-Financeiro) e é responsável pela gestão administrativa e financeira; O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, composto pelos três diretores e por dois Conselheiros de Administração, que trazem para a Diretoria Executiva a visão dos cooperados, auxiliando nas decisões gerenciais; O CONSELHO FISCAL, composto de três membros titulares e três membros suplentes, e que fiscaliza as ações da Diretoria Executiva, principalmente no que se refere às demonstrações contábeis-financeiras e à defesa do Estatuto Social da Cooperativa. Para auxiliar a administração, a Diretoria dispõe de seis colaboradores e assessorias contábil, jurídica e de comunicação.

A criação da COOCIRURGE foi de fundamental importância para o médico cirurgião do Ceará, pois, por meio dela, abriu-se o mercado de trabalho para os jovens médicos, coibiu-se o aviltamento dos honorários médicos, dificultou-se a concorrência desleal, melhoraram-se as condições de trabalho médico, e os profissionais ficaram protegidos das ações nocivas e escravizantes de algumas empresas mercantilistas e planos de saúde.

No momento a Cooperativa possui 14 contratos vigentes na capital e no interior, em Cariri, Quixeramobim e Maracanaú, e presta serviços a oito empresas de convênios, por meio de contrato para todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive aqueles não relatados na tabela da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), e com baixíssimos índices de glosa.

Hoje a COOCIRURGE é reconhecida e registrada na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), sob o nº 591, 04/03/2015, e em todos os Conselhos Profissionais competentes. É entidade idônea com mais de 20 anos de experiência nas mais diversas vertentes da área de saúde do Estado do Ceará, como uma empresa compromissada com o bom atendimento à população e com a valorização do trabalho dos médicos associados.