A COOCIRURGE (Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Ceará Ltda.) é uma Cooperativa de Trabalho que reúne os médicos especializados em Cirurgia Geral do nosso estado e hoje consta com mais de 700 associados em todo o Ceará.

No momento a Cooperativa possui 14 contratos vigentes na capital e no interior, em Cariri, Quixeramobim, Maracanaú e Sobral, e presta serviços a nove empresas de convênios, por meio de contrato para todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive aqueles não relatados na tabela da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) e com baixíssimos índices de glosa.

A importância da prática cooperativista é melhor percebida dentro da questão do mercado de trabalho. O aumento da abertura de faculdades de Medicina e de vagas de Residência Médica faz com que um número cada vez maior de profissionais adentre o mercado de trabalho da Cirurgia no Ceará. Desse fato, nasce o maior desafio da Coocirurge como entidade representativa dos cirurgiões, que é a ampliação constante das oportunidades de trabalho para os médicos da especialidade.

Há uma gama de ações a serem realizadas com o objetivo de cumprir com excelência esse desafio, como ampliar a oferta de plantões em emergências ou serviços especializados, cadastrar um número cada vez maior de convênios, fazer parcerias com outras cooperativas e fazer com que os serviços privados do estado percebam a importância e as vantagens de manter uma equipe cirúrgica atuante em seus hospitais, o que dará retorno tanto financeiro como em satisfação de seus clientes.

Para a execução desse audacioso plano de ações, é necessário estruturar a cooperativa de forma a permitir que ela cresça sem comprometer sua rentabilidade e sem que haja prejuízo em suas operações. Essa estruturação já foi iniciada, e fazem parte dela a montagem e execução do Planejamento Estratégico, o mapeamento de processos da

cooperativa, o registro e organização dos Recursos Humanos, a mudança do Estatuto Social, além de diversas outras ações, que trazem profissionalismo e segurança à Coocirurge.

Especificamente sobre o Planejamento Estratégico, é importante ressaltar que foi desenvolvida a Identidade Organizacional, que é constituída por Missão, Visão e Valores:

-Missão: Valorizar a Cirurgia, oferecendo mercado de trabalho para o cirurgião cearense e entregando serviços de excelência para nossos clientes e cooperados.

-Visão: Ser a maior referência em Cirurgia do segmento médico cearense até 2021

-Valores: – Profissionalismo: Excelência Técnica da Gestão e dos Cooperados

– Transparência: Alinhar as expectativas da diretoria com os cooperados

– Eficiência: Resultado e cortesia no gerir e no cuidar

Guiada por esse princípios, a Coocirurge segue acolhendo os cirurgiões gerais do Estado do Ceará, e trabalha incessantemente pela sua valorização e por um mercado de trabalho mais amplo e valorizado, buscando remuneração justa, boas condições de trabalho e uma satisfação sempre crescente de seus associados, parceiros e pacientes.