Com um mês de atuação, a nova diretoria executiva da Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Estado do Ceará – Coocirurge -, sob a presidência do Carlos Eduardo Queiroz, com o intuito de dar continuidade e implementar novos serviços à cooperativa, desenvolveu várias ações, destacando-se, dentre elas:
- Elaboração do orçamento para o primeiro ano de gestão
Elaborado com base em técnicas atualizadas de planejamento orçamentário, utilizando ferramentas de Orçamento Base Zero, objetiva permitir o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa, focado nas áreas de Profissionalização da Gestão, Reforma Estatuária e Regimental e Educação Continuada.
“Com a implantação do planejamento estratégico, haverá integração das metas ao orçamento, otimizando tempo e capital da cooperativa”, pontua Carlos Eduardo. O orçamento estará disponível no site coocirurge.org.br/ durante o planejamento estratégico e, após isso, para consulta e análise na sede da cooperativa.
- Contratação de assessoria de comunicação
Para levar as ações e atividades da Coocirurge aos cooperados, de forma transparente e efetiva, foi contratada a agência Caramelo Comunicação, que passa a ser responsável por assessoria de imprensa, comunicação interna e planejamento de mídias sociais.
- Visita aos cooperados do Cariri
A visita realizada ao Hospital Regional do Cariri contou com a participação do diretor-presidente Carlos Eduardo Queiroz e do diretor técnico-administrativo, Jurandir Vieira. A coordenadora do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Regional do Cariri (HRC), dra. Daisy Sampaio, recebeu os representantes da Coocirurge em nome da diretoria do hospital.
Na ocasião, a diretoria da cooperativa reuniu-se com os cirurgiões do corpo clínico do hospital, com o intuito de apresentarem a nova diretoria da Coocirurge e coletar informações quanto ao contexto em que os cirurgiões cooperados atuam e as dificuldades enfrentadas para exercer o ofício, incluindo, ainda, os dados coletados para prospecção de novos contratos na região. Para Carlos Eduardo, “a interiorização da cooperativa, por meio dos contratos em Cariri, em Quixeramobim e em Sobral, traz grande força para a Coocirurge como entidade de representação da especialidade”.
- Benchmarking com as cooperativas
Iniciando com a Cooperativa de Ginecologistas Obstetras do Ceará (COOPEGO), a diretoria da COOCIRURGE teve o intuito de trocar experiências entre as cooperativas, a fim de melhorar os processos internos e vislumbrar frentes em que as entidades possam trabalhar juntas. Durante o encontro foram discutidos temas como estrutura organizacional, política de assessorias e estratégia para credenciamento de convênios. Para a presidência da cooperativa, a importância destas reuniões está na utilização de estratégias que já deram certo em cooperativas semelhantes e identificar pontos de possíveis parcerias, para a prática do intercooperativismo.
- Reunião conjunta da DIREX com o Conselho Fiscal
A reunião conjunta da diretoria executiva com o Conselho Fiscal foi realizada para alinhar os planos da diretoria com os participantes, além de repassar aos novos conselheiros informações sobre as primeiras análises e impressões que os diretores tiveram ao assumir sua nova função. Além disso, foram discutidos os demonstrativos financeiros dos dois primeiros meses de 2018.
- Reunião com a presidência do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH
A nova diretoria da Coocirurge foi apresentada ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em reunião no último mês de abril. Foi discutida, na ocasião, a renovação dos contratos do Hospital Regional do Cariri e do Hospital Waldemar Alcântara. Estiveram presentes, além da diretoria da cooperativa, o presidente do ISGH, Flávio Deulefeu, o assessor jurídico de contratos da Coocirurge, Pinheiro Neto, e Dayane Silveira, gerente de contratos do ISGH.
- Reunião com o Hospital Regional Unimed
Realizado com a presença da diretoria da Coocirurge e do Hospital Regional Unimed, o encontro discutiu o contrato da cooperativa com o HRU, recebeu feedbacks e apresentou sugestões de melhorias para que a parceria entre ambas as instituições seja cada vez mais produtiva.