De forma inédita, cinco cooperativas médicas do Ceará se unem para oferecer formação em gestão para os profissionais de saúde cooperados às entidades. Trata-se do curso Tópicos em Gestão, que realiza sua segunda edição no próximo semestre tendo como correalizadores Coocirurge (Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará), Coopego (Cooperativa dos Ginecologistas e Obstetras do Ceará), Coopend (Cooperativa de Endoscopia do Ceará), Coopanest (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará) e Coomtoce (Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará). A primeira edição da formação foi realizada em 2018 pela Coocirurge.
“Nossa intenção com esse curso é ofertar conteúdo relevante e de referência para novos gestores em saúde, tendo como norte valores comuns ao cooperativismo, como o desenvolvimento coletivo, o fortalecimento da classe e melhoria contínua do sistema de saúde”, afirma Eduardo Demes, Diretor-Presidente da Coocirurge. Na programação, gratuita, Governança e Cooperativismo (07/08), Planejamento Estratégico (11/09), Gestão Contábil Financeira (23/10) e Projetos, Processos e Qualidade (27/11). Os encontros ocorrem sempre aos sábados (um por mês até novembro), das 8h às 12h.
Além dos encontros em grupo, as cooperativas envolvidas no projeto vão disponibilizar mentorias presenciais continuadas. O cooperado que tiver interesse em aprender ainda mais sobre os processos gerenciais e administrativos vistos nos encontros em grupo, poderá ter vivências práticas na própria cooperativa a qual está vinculado. “Nas mentorias, vai ser possível ampliar ainda mais o conhecimento adquirido nas aulas e aplicá-los ao cotidiano, de forma a dar novos significados a conceitos do cooperativismo, não só na gestão de entidades como também na experiência a ser gerada, por exemplo, aos pacientes, nas clínicas ou hospitais onde esses profissionais atuam”, comenta Eduardo Demes.